Mantenha seus arquivos seguros

Por Narasu Rebbapragada – PC World / EUA
 
Testamos alguns softwares de criptografia especialmente desenvolvidos para proteger seus dados pessoais

Programas de criptografia permitem controlar quem acessa os seus arquivos pessoais. Esta função é ideal para quando se está dividindo o PC ou trabalhando em um laptop que possa ser perdido ou roubado. Para restringir o acesso a seu conteúdo, os aplicativos usam um algoritmo e embaralham o texto original do arquivo em documentos criptografados. Para ver as informações com clareza, é preciso usar chave com senha protegida – seja software ou hardware conectado via USB. Se você perder a senha ou a chave USB e não tiver feito backup, pode dizer adeus a estas informações.

Analisamos três versões de softwares de criptografia, o DESlock+ 3.2.4 Single User Pack, o Namo FileLock 3.10 e o T3 Basic Security. Dos três, o DESlock+ 3.2.4 obteve a melhor classificação – é o aplicativo mais completo, porém complicado de usar. O Namo FileLock 3.10 funciona de uma maneira um pouco diferente. Já o T3 Basic Security, projetado para laptops, equilibra forte criptografia com uma interface simples.

:: DESLock+

O programa DESLock+ 3.2.4, apesar de gratuito para uso pessoal, custa 185 dólares no site da desenvolvedora se for adquirido com duas chaves de hardware USB inclusas – uma serve para trabalho diário e outra para backup de chaves de criptografia. O programa permite atribuir e dividir as chaves de criptografia com outros usuários do DESLock; e diferentemente dos outros dois programas, deixa a opção de escolha do próprio algoritmo, seja 3DES, AES ou Blowfish (todas opções de alto nível). Ao clicar com o botão direito do mouse num arquivo ou pasta, o programa dá a opção de criptografá-lo e criar um arquivo protegido habilitado para e-mails. Para criação automática de conexões de e-mail, o DESLock+ vem com plug-in para o Microsoft Outlook e o Lotus Notes.

Já que sua utilização não é das mais fáceis, tenha sempre em mãos o manual do DESLock+. Os comandos não são auto-explicativos e é preciso configurar imediatamente as duas chaves de hardware USB atribuindo uma delas para backup no painel de controle do DESLock. Caso o usuário não siga este passo, toda vez que for plugar uma das chaves aparecerá um incômodo e insistente auxiliar de backup.

:: FileLock

Já o FileLock 3.10, que custa 40 dólares no site da desenvolvedora, é um aplicativo de janela única que permite arrastar ou fixar arquivos e pastas em áreas escolhidas criptografadas com sua própria capacidade de drive. Durante a instalação, deve-se criar uma senha e separar uma parte do disco rígido para guardar arquivos criptografados. Nas utilizações seguintes, o FileLock traz uma pequena janela laranja com a figura de um cofre, no qual se clica para inserir a senha de acesso aos arquivos.

O FileLock não oferece um hardware USB, mas dá a opção de se fazer um backup da pasta criptografada. O pacote da Namo não reconhece que o FileLock usa um algoritmo proprietário de 96 bits e também um algoritmo SEED de 128 bits. De qualquer forma, a Namo deveria revelar a restrição de seu próprio algoritmo, porque muitos especialistas vêem algoritmos proprietários como inferiores em relação aos algoritmos padrão altamente testados, como o 3DES, AES e Blowfish.

Nos testes realizados, encontramos poucos bugs no FileLock. Quando se tenta alocar mais espaço para a pasta FileLock, a janela da aplicação desaparece algumas vezes. Num outro momento, a janela do FileLock se mantém sobre as outras janelas existentes mesmo com o comando “FileLock always on top” (sempre acima) desabilitado.

:: T3 Basic Security

O T3 Basic Security, para uso em laptops, vem com chave de hardware USB e utiliza o algoritmo padrão CAST de 128 bits para criptografia. O software custa 80 dólares no site da desenvolvedora. Seu processo de instalação requer o CD do produto, o registro de nome completo do usuário, informações para contato e criação login com senha. Após isso, gera um enredeço que permite realizar downloads através do Internet Explorer (o suporte para FireFox deve estar disponível em breve), dos módulos Virtual Vault e Parental Control  incluídos no conjunto Basic Security Suíte.

Uma versão de 100 dólares acrescenta garantia internacional de roubo de laptop e um outro pacote, de 130 dólares, inclui módulos antivírus, firewall, antispam e antispyware. A interface do programa T3 inclui todos esses módulos, mas aqueles para os quais não estiver pagando ficam sombreados em cinza.

Apesar da interface rudimentar do T3, criar múltiplas particições virtuais é fácil. Com a chave USB inserida no PC, apenas especifique o tamanho (até 30 GB), o sistema de arquivo (NFTS, FAT32 ou FAT) e o nome de cada partição. Simplesmente arraste os arquivos e pastas na capacidade do drive. Diferentemente do FileLock e do DESLock+, o T3 Basic Security não oferece a opção de backup.

Qual o melhor?

Para usuários de laptop, o T3 Basic Security se saiu melhor. Se a necessidade de criptografia é grande, recomendamos o DESLock+, ao passo que o FileLock é estritamente para uso caseiro, devido a seu sistema de criptografia de proprietário.

SERVIÇO

Deslock+ 3.2.4 Single User Pack
Nota
: 8 – Muito bom
Não é de fácil operação, mas oferece recursos avançados de criptografia
http://www.deslock.com/deslockp_buy.php

Namo FileLock 3.10
Nota: 7,5 – Bom
Fácil de utilizar, mas apresentou alguns bugs em sua interface
http://www.namo.com/store/

T3 Basic Security
Nota: 8 – Muito bom
Interface intuitiva, porém demorou a ser instalado e poderia ter função de backup
http://www.t3us.com/article.cfm?id=38

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s