Evangelho alega que Judas não traiu Jesus

Papiro escrito no ano 300 e encontrado no Egito diz que o apóstolo apenas atendeu a pedido do filho de Deus

     

07/04/2006

Da Agência EFE, de Washington

Um documento escrito aproximadamente no ano 300 e conhecido como Evangelho de Judas afirma que este não foi o traidor que vendeu Jesus por algumas moedas, mas o discípulo encarregado da mais difícil missão: a de sacrificá-lo.

O texto está em um papiro de 26 páginas encontrado no Egito em 1978 e que circulou desde então por antiquários, mas cuja idade e conteúdo eram desconhecidos. Ontem, a organização National Geographic divulgou os resultados de sua restauração e tradução.

As análises de carbono 14, a tinta, o estilo de redação e o conteúdo levaram à conclusão de que se trata de um texto escrito por volta do ano 300.

O manuscrito contém a única cópia do Evangelho de Judas, em uma tradução ao copta do original em grego. Por isso, Terry Garcia, vice-presidente executivo da National Geographic, o qualificou, em entrevista coletiva, como um dos três textos antigos mais importantes descobertos no último século, junto aos manuscritos do Mar Morto e aos de Nag Hammadi (Egito).

Imagem – A existência do Evangelho de Judas era conhecida por uma referência feita pelo bispo Irineo de Lyon em seu tratado Contra a heresia. Mas até agora ninguém sabia o que o texto dizia. Nele, muda totalmente a imagem de Judas Iscariotes, protótipo da traição e da mentira no cristianismo.

O texto começa assim: “O relato secreto da revelação que Jesus fez em conversas com Judas Iscariotes uma semana antes da celebração da Páscoa.”

O documento mostra Judas como “o único discípulo que conhece a verdadeira identidade de Jesus”, segundo George Wurst, professor da Universidade de Augsburg, na Alemanha. De acordo com o texto, Judas não O traiu, pois “só fez o que Jesus lhe pedira”, afirmou Craig Evans, professor de Novo Testamento do Acadia Divinity College, no Canadá.

O livro retrata Jesus dizendo a Judas: “Tu superarás todos eles. Tu sacrificarás o homem que me cobre.” O texto se enquadra na tradição dos cristãos gnósticos, que enfatizavam a importância do conhecimento, ou “gnosis”, em grego.

Não se trata do conceito atual de conhecimento, mas de um conhecimento espiritual, do caráter divino dentro do ser humano, que permite que a essência da pessoa escape da prisão do corpo e se eleve ao espaço celestial.

Por isso, para o texto, Judas, ao entregar a Jesus à morte, facilita sua saída do corpo e a libertação da divindade que Ele tinha em si, disse Wurst. Não é a primeira vez em que é citada a hipótese de que Judas agiu por indicação de seu mestre ao entregá-Lo com um beijo. No entanto, este é o primeiro texto antigo que defende essa visão.

Evans lembra que, em duas ocasiões, Jesus pediu coisas em privado a dois de seus discípulos, segundo o Novo Testamento, e se pergunta se Sua entrega às autoridades por parte de Judas não seria uma terceira.

2 comentários sobre “Evangelho alega que Judas não traiu Jesus

  1. VIVER A PÁSCOA
    «`\’•.¸.¤(\\__/)¤.¸.•\’´»«`\’•.¸.¤(=\’:\’=)¤.¸.•\’´»«`\’•.¸.¤(")_(") Χ●Δ๑۩۞۩๑♥♡*´¯`*.¸¸.☆♥
     
    É ser capaz de mudar,
    É partilhar a vida na esperança,
    É lutar para vencer toda sorte de sofrimento
    É dizer sim ao amor e à vida,
    É investir na fraternidade,
    É lutar por um mundo melhor
    É ajudar mais gente a ser gente,
    É viver em constante libertação,
    É crer na vida que vence a morte."
    Desejo a você uma excelente PÁSCOA.
    Que além de muitos ovos de chocolate,
    VOCÊ possa também renascer e renovar!"
    ´´´´¶¶¶¶¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶ ´¶¶¶¶¶´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶´´´´´´´´´´´¶¶¶¶´´´´´´´´´´´´¶¶♥                ♥           ♥       ♥ ♥♥                ♥           ♥       ♥          ♥«`\’•.¸.¤(\\__/)¤.¸.•\’´»«`\’•.¸.¤(=\’:\’=)¤.¸.•\’´»«`\’•.¸.¤(")_(") Χ●Δ๑۩۞۩๑♥♡*´¯`*.¸¸.☆♥           ♥       ♥           ♥♥                ♥         ♥«`\’•.¸.¤(\\__/)¤.¸.•\’´»«`\’•.¸.¤(=\’:\’=)¤.¸.•\’´»«`\’•.¸.¤(")_(") Χ●Δ๑۩۞۩๑♥♡*´¯`*.¸¸.☆♥                ♥QUE A VIDA POSSA TE SORRIR SEMPRE!!
    LINDA PÁSCOA…
    ESTOU AQUI TORCENDO POR SUA FELICIDADE…
    TUDO DE BOM!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s