Caridade na Bíblia

Novo Testamento

Mateus 5,3

Felizes os que tem espírito de pobre, porque deles é o reino dos céus.

Mateus 10,42

E quem der de beber a um destes pequeninos um copo de água fresca por ser meu discípulo, em verdade vos digo : não há de perder sua recompensa.

Mateus 19,21

Respondeu Jesus: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me."

Mateus 22,34-40

Ouvindo que fizera calar os saduceus, os fariseus se juntaram em torno dele. E um deles, doutor da Lei, perguntou, para experimentá-lo : "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei ?" Ele lhe disse : "Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, com toda tua alma e com toda tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. Mas o segundo é semelhante a este : Amarás o próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas."

Mateus 25,34-46

E dirá o Rei aos que estão à direita : "Vinde, abençoados de meu Pai, tomai posse do reino preparado para vós desde a criação do mundo. Por que tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, fui peregrino e me acolhestes, estive nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, estava preso e viestes ver-me". E responderão os justos : "Senhor, quando foi que te vimos com fome e te alimentamos, com sede e te demos de beber ? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos ? Quando foi que te vimos enfermo ou na cadeia e te fomos visitar ? " E o Rei dirá : "Em verdade vos digo, todas as vezes que fizestes a um destes meus irmãos menores, a mim o fizeste". Depois dirá aos da esquerda : "Afastai-vos de mim, amaldiçoados, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Por que tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, fui peregrino e não me destes abrigo; estive nu e não me vestistes, enfermo e na cadeia e não me visitastes". E eles responderão, dizendo : "Senhor, quando foi que te vimos faminto ou sedendo, peregrino ou enfermo, ou na cadeia e não te servimos ? " E ele lhes responderá dizendo : "Em verdade vos digo : quando deixastes de fazer a um destes pequeninos, foi a mim que não fizestes". E estes irão para o sofrimento eterno, enquanto os justos para a vida eterna."

Lucas 14,12-14

Dizia igualmente ao que o tinha convidado: "Quando deres alguma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos. Porque, por sua vez, eles te convidarão e assim te retribuirão. Mas, quando deres uma ceia, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Serás feliz porque eles não têm com que te retribuir, mas ser-te-á retribuído na ressurreição dos justos."

Lucas 16,19-31

Havia um homem rico, que se vestia de púrpura e linho finíssimo. Todo dia celebrava esplêndidos banquetes. Um pobre de nome Lázaro, coberto de feridas, jazia caído junto ao portão. Desejava tanto matar a fome com o que caía da mesa do rico, mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas ! Aconteceu que o pobre morreu e foi levado pelos anjos para a mesa, junto de Abraão. Também o rico morreu e foi sepultado. E no inferno, no meio de tormentos, levantou os olhos e viu de longe Abraão e Lázaro ao seu lado.
E gritando disse : "Pai Abraão, tem piedade de mim. Envia Lázaro com a ponta do dedo molhado para refrescar-me a língua, porque sofro nestas chamas". Respondeu Abraão : "Filho, lembra-te de que em vida já recebeste bens e Lázaro recebeu males. Agora ele aqui é consolado e tu, atormentado. Ademais entre nós há um grande abismo. Os que quiserem passar daqui para aí não podem nem tampouco daí para cá". O rico disse : "Peço-te, então, pai, que ao menos o envies à casa de meu pai, para advertir os cinco irmãos que tenho, a fim de que não venham eles também para este lugar de sofrimento". Respondeu Abraão : "Eles têm Moisés e os profetas. Que os escutem". Disse ele : "Não é isso, pai, é que se algum dos mortos fosse lá, eles se converteriam". E ele lhe respondeu : "Se não ouvem Moisés e os profetas, tampouco se deixarão persuadir se um morto ressuscitar"

I Coríntios 13,13

No presente permanecem estas três : fé, esperança e caridade; delas, porém, a mais excelente é a caridade

II Coríntios 9,12

Realmente, o serviço desta obra de caridade não só provê as necessidades dos irmãos, mas é também uma abundante fonte de ações de graças a Deus.

Tiago 2,14-26

De que aproveitará, meus irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras ? Poderá a fé salvá-lo ? Se o irmão ou irmã estiverem nus e carentes de alimento cotidiano e algum de vós lhes disser : "Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos", mas não lhes derdes com que satisfazer à necessidade do corpo, que adiantaria ? Assim também a simples fé, se não tiver obras, será morta.
Mas alguém dirá : "Tu tens fé e eu tenho obras". Mostra-me tua fé sem as obras que eu por minhas obras te mostrarei a fé. Tu crês que Deus é um só ? Fazes bem ! Mas também os demônios crêem e tremem. Queres saber, homem insensato, como a fé sem as obras é estéril ? Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras quando ofereceu sobre o altar Isaac, seu filho ? Vês como a fé cooperava com as obras e como pelas obras se tornou perfeita a fé ? Se cumpriu a Escritura, que diz : Mas Abraão teve fé em Deus e lhe foi contado como justiça e ele foi chamado amigo de Deus. Vede, pois, como pelas obras, e não pela fé somente, o homem se justifica ! E Raab, a meretriz, também não se justificou pelas obras, recebendo os mensageiros e os despedindo por outro caminho ? Pois assim como o corpo, sem o espírito, está morto, assim também a fé, sem as obras.

 

 

17 comentários sobre “Caridade na Bíblia

  1. Oie,tudo bem???… Nossa, mto linda a mensagem q vc deixou no meu space, obrigada… Seu space esta maravilhoso! Sempre Passarei por aki!!!! Bjus!

  2. Oi Eder… passei por aqui para conferir esse espaço tão bacana. "Pessoas maduras sonham depois de terem vivido, depois de terem quebrado a cara, de terem tido decepções, caído em armadilhas e depois de terem enfrentado a dura realidade de que nem todos os sonhos se realizam. Mas elas sabem que ainda assim vale a pena sonhar. E elas sonham… conscientemente!"Uma semana de muita paz e alegrias p\’ra ti!Um grande abraço,Vivian

  3. Oi Eder… passei por aqui para conferir esse espaço tão bacana. "Pessoas maduras sonham depois de terem vivido, depois de terem quebrado a cara, de terem tido decepções, caído em armadilhas e depois de terem enfrentado a dura realidade de que nem todos os sonhos se realizam. Mas elas sabem que ainda assim vale a pena sonhar. E elas sonham… conscientemente!"Uma semana de muita paz e alegrias p\’ra ti!Um grande abraço,Vivian

  4. …+———————————+…¦ +—————————-+ ¦ ¦…¦ ¦.Estou-.passando…aqui…..¦ ¦…¦ ¦….para….dizer…..que……¦ ¦…¦ ¦..akabei de atualizar meu.¦ ¦…¦ ¦………….espaço…………..¦ ¦…¦ +—————————-+ ¦ ¦…+–¦¦———————–¦¦–+….—¦¦———————–¦¦—.. //==Tenha um excelente===\\\\. //======Final de tarde ====\\\\.//===E uma ótima semana!====\\\\//___________________________\\\\\\____________Lhara____________/

  5. ……{\\……._____….., eder tenha uma boa semana com maita paz no seu coração….{*.\\…..(*~*~*)…/}…{.~.*\\….////^^\\../~} UM ANJINHO…{*….\\..(((/.6.6./.*} PARA TE…{..*.~.\\.)))c..=.)*..} PROTEGER……{*…*.////\’_/~`.~.}…..{~.*.((((.`.`\\.*}\’……`{.~.)))`\\.\\))_.-:<*>………`{.(()..`\\_.-\’`.`:\’………..`)/.`..|………..(….\\\’ \\………….\\….\\ .\\…….._ .__\\…| /…….|` `\’…“Y;…….|./“-../../(`\’·.¸(`\’·.¸ ¸.·\’´) ¸.·\’´) «`\’·.¸ espero vc..tbm .no meu espaço..ok ..???.¸.·\’´» (¸.·\’´(¸.·\’´ `\’·.¸)`\’ ·¸)

  6. Lindo o texto P>U>S>H> Parabéns!!vim desejar a vc um ótimo começo de semana para vc!Seja Feliz E Sorria Muito.\__╭╭╭╭╭__/│ ╭--------╮│           │ │ │Um lindo começo│           │ │de semana!!│ -       - │ │Beijos da Vallzinha│≡    o    ≡│ ╰────────╯│           │ O╰──┬O◤▽◥O┬──╯    |  o  |    |╭---╮|´* *´¨) *´¨) ¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨)¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨) *´¨) ¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨) (¸ •´ (¸ •´ …Ninguém Pode Tirar De Você……A Graça De Se Sentir Querido….A Fé No Amor, Mesmo Em Tempos De Guerra….A Força Para Transformar A Vida….A Esperança De Realizar Seus Sonhos….A Liberdade De Mudar De Idéia….A Humildade De Se Saber Imperfeito….A Vitória De Ter Resistido A Uma Tentação….A Coragem De Ser Simplesmente Você….A Honestidade De Assumir As Suas Limitações….A Disposição De Tentar Mais Uma Vez….A Vontade De Enfrentar Desafios….A Capacidade De Pedir Ajuda….A Sensação De Dever Bem Cumprido….A Certeza De Que A vida Sempre Vale À Pena.***(Autor Desconhecido)´* *´¨) *´¨) ¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨)¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨) *´¨) ¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨) (¸ •´ (¸ •´ ***BEIJOS!´* *´¨) *´¨) ¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨)¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨) *´¨) ¸ •´¸ •*´¨) ¸ •*¨) (¸ •´ (¸

  7. Amado, obrigada por sua mensagem lá no meu cantinho. É linda!!! Apareça sempre que puder,vc é muito bem vindo!!!Um abraço fraterno!Em Deus que nos irmana,Carol

  8. Gratidão (de Adeni Gomes)Gratidão é uma sensação tão agradável…Cresce onde sementinhas são lançadas, floresce sob o sol. De um coração caloroso e bom, cresce mais quando é cuidada.Quase todos temos motivos para a gratidão, quando pessoas em nossas vidas têm tempo para partilhar e nos fazer saber por bons atos que nós estamos em seus pensamentos e que elas se importam.As coisas que você faz, com tanta compreensão e bondade, me enchem de gratidão por ter a sua amizade.Obrigada, por se importar comigo, isso ilumina o meu viver.

  9. °•. Oi, .•°°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•°•.°••.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•`•.¸ )(.•´*´ O aM♡R qUe Há Em UmA GRANDE AmIzAdE;( `•.¸ é CoMo O dIa, ClArEiA o PeNsAmEnTo, `•.¸ ) aNiMa O c♡rAçÃ♡ E eNcHe A vIdA dE aLeGrIa.(.•´°´ O vAlOr qUe Há Em UmA GRANDE AmIzAdE;( `•.¸ é TãO cAlOrOsO e BrIlHaNtE cOmO o SoL dE vErÃo.`•.¸ ) O aM♡R qUe Há Em UmA GRANDE AmIzAdE;(.•´*´ sIgNiFiCa MaIs Do QuE aS pAlAvRaS pOdEm DizEr.( `•.¸ PoR qUe UmA GRANDE AmIzAdE`•.¸ ) É uM mIlAgRe QuE aBeNçOa(.•´°´Os DiAs QuE aInDa NóS tErEmOs PrA vIvEr!( `•.¸`•.¸ ) BeIjInHoS… (.•´*´•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•.°•°•°•.°•

  10. Eder,legal ver minhas artes deixando seu blog mais colorido. Muito bacana sua iniciativa.Grande abraço a você e a todos que comungam do mesmo ideal de construção do outro mundo possível.Wolney

  11. Olá … Você visitou o meu blog e deixou o seu comentário … Além de agradecer a sua gentileza, estou incluindo um link do seu espaço no meu blog … Se desejar conferir vá até listas e procure "Vocês comentaram o meu blog" … E assim vamos construindo nossa rede … Um forte abraço do amigo Gesualdo … http://www.catalisa.org.br

  12. ———————–♥—————————(—♥—)———————–♥———————–(—♥–(–♥-)-♥-)———————–TT———————(-♥-(-♥-)-(-♥-)-♥-)—————–/♥♥♥♥♥♥♥\\——————-(–♥-(-\\♥/-)-♥-)—————/♥♥♥♥♥♥♥♥♥\\———————(–♥-\\/-♥-) ————-/♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥\\—————————|| ————–l—D———-D—-l———————–|| #\\\\l//–\\\\l//-l____l___l______l–\\\\l//-\\\\l//-#########Oi ! Bom dia!!!Mais uma linda semana…Tô passando pra desejar que ela sejade muita alegria e cheia de conquistas!Tô deixando também um lindo clip, da Nelly Furtado (I\’m Like a Bird).Bjuxxxhttp://jovempanfm.virgula.terra.com.br/tv/asx/nelly_imlike.as

  13. ai galerinha leia o livro de (1 corintios 9:22.. para os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.) se liga.. Paulo é um exemplo pra nós, nós devemos dar o nosso melhor pra Deus.. devemos fazer de tudo para de alguma forma ganhar alguns pra Deus… pense nisso !!! abração do discipulo radical…

  14. e tempo de despertar,Deus nos chama afazer o melhor. a cada dia ganharmos almas para o teu reino; levar oteu evangelho aqueles q nao o conhece.

  15. Suas mensagens são muito bonitas, mas tem uma parte em que diz sobre (I Coríntios 13,13

    No presente permanecem estas três : fé, esperança e caridade; delas, porém, a mais excelente é a caridade)
    Na verdade a palavra correta é “amor” e não caridade, só para conferir com referência à caridade, neste mesmo texto diz no versículo 3 que ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. Então o centro de toda a mensagem é o amor, isso é lindo, pois no original se trata essa palavra com uma que melhor traduzida diria sobre o amor perfeito, de Deus para com os homens e dos homens para com Deus. Portanto se o fim de tudo não for para Deus, não adianta querermos ser o melhor homem ou mulher do mundo, pois estará girando em torno do nosso engrandecimento próprio. Mas suas mensagens são muito boas. Abraço…

Deixe um comentário

