Origens do Processamento de Dados

O Ábaco 
Na medida em que os cálculos foram se complicando e aumentando de tamanho, sentiu-se a necessidade de um instrumento que viesse em auxílio, surgindo assim há cerca de 2.500 anos o ÁBACO. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acôrdo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.
O ábaco russo era o mais simples: continham 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuia 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japones simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4×1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso de mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples.

Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo.
 

 

 Novo Mural de Recados Clique Aqui!!!

 Clique em Comentários e deixe seu recado!!! Ajuda!!!

2 comentários sobre “Origens do Processamento de Dados

  1. "Eder, tenho procurado respostas nas estrelas. Quero descobrir quem és que me enche de alegria, que do anonimato me fazes tão feliz? Não sei quem és, mas me faz tão bem… Hoje sei o poder que tem as palavras, elas sabem encantar, vem cheias de doçura… E se vem digitadas pelas tuas mãos tem um poder mágico… Elas me fazem viajar para um mundo onde só há amor, compreensão, cumplicidade, companheirismo, ternura. Ah! você me faz tão bem! Se estás tão longe como pode me fazer tão bem ? Como posso sentir aconchego dos teus braços se nunca os abracei ? Se nem ao menos os teus olhos fitei ? Como posso senti-los me olhando ? Se nunca senti o calor do teu carinho… Como posso sentir esse calor que emana ? Como posso sentir que estás triste, se nem ao menos me falaste ? Ah!… Me fazes tão bem… Por que fazes isso para mim se nem ao menos me conheces ? Nunca nos conheceremos pessoalmente…Mas sinto como se fosse meu Amigo há muito tempo. Quem és tu aí na telinha, que me manda tanto carinho ? Quem és que me fazes tão bem ? Quem és que me dá tanta força ? Quem és que se esconde atrás desta máquina fria e gelada? Acho que sei quem és… És um ser divino que Deus colocou No meu caminho… És um Doce Anjinho, que apareceu para me proteger. Ah ! Como é bom saber que tem alguém que ama as estrelas, ama um banho de chuva, ama as flores, ama seus pais, que dá valor à vida, que dá valor à uma amizade, que sabe o valor que ela representa em nossa vida. nossa amizade é maravilhosa… Aprendi que, depois de Deus, quando temos bons amigos, não precisamos de mais nada, o resto vem Junto. É conseqüência. Não sei rimar, não sei brincar com as palavras como você, mas estas tenha certeza que saem de dentro do meu coração. Amigo, olhe para a lua linda e majestosa no céu, e sempre que ela sorrir para você é porque sou eu que estou lá."Amigo você é uma pessoa maravilhosa e a cada dia eu agradeço a DEUS, por tê-lo ao meu lado, assim de maneira tão diferente, pois mesmo estando tão longe de mim te sinto tão perto, é como se você estivesse aqui ao meu lado, saiba que pode contar comigo sempre e…… se a felicidade não bateu hoje em sua porta e a tristeza e a decepção habitam seu coração agora é porque a sua provação ainda não terminou, pois DEUS, que mostrar a você o quanto você é forte e superará tudo que há de vim em sua vida… Eder, navega, descubra tesouros, mas não os tire do fundo do mar, o lugar deles é lá. Admire a lua, sonhe com ela, mas não queira trazê-la para a terra. Curta o sol, se deixe acariciar por ele, mas lembre-se que o seu calor é para todos. Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu. Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar sabe-se lá onde. Não apare a chuva, ela quer cair e molhar muitos rostos, não pode molhar só o seu. As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha, na sua, em todas as faces. O sorriso! Esse você deve segurar, não deixe-o ir embora, agarre-o! Quem você ama? Guarde dentro de um porta-jóias, tranque, perca a chave! Quem você ama é a maior jóia que você possui, a mais valiosa. Não importa se a estação do ano muda, se o século vira, se o milênio é outro, se a idade aumenta; conserve a vontade de viver, não se chega à parte alguma sem ela. Abra todas as janelas que encontrar e as portas também. Persiga um sonho, mas não deixe ele viver sozinho. Alimente sua alma com amor, cure suas feridas com carinho. Descubra-se todos os dias, deixe-se levar pelas vontades,mas não enlouqueça por elas. Procure, sempre procure o fim de uma história, seja ela qual for. Dê um sorriso para quem esqueceu como se faz isso. Acelere seus pensamentos, mas não permita que eles te consumam. Olhe para o lado, alguém precisa de você. Abasteça seu coração de fé, não a perca nunca.Mergulhe de cabeça nos seus desejos e satisfaça-os. Agonize de dor por um amigo, só saia dessa agonia se conseguir tirá-lo também. Procure os seus caminhos, mas não magoe ninguém nessa procura. Arrependa-se, volte atrás, peça perdão! Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se achá-lo, segure-o! Caso sinta-se só, olhe para as estrelas: Não estão ao seu alcance mas estarão eternamente brilhando para você!!! Já te falei hj q teamoadolo… Ufa… falei…Beijões… DEUS te ama e te quer muito, muito bem…♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥ Risa Sousa ♥ . . ♥ . . ♥ . . ♥

Deixe um comentário

